Pesquisadores da UFSCar são premiados no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
A área de desenvolvimento de softwares tem dado cada vez mais atenção ao papel do usuário com vistas à identificação de suas necessidades na criação de novos produtos tecnológicos.
Nesse contexto, uma pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar identificou que tanto indivíduos técnicos quanto não técnicos podem contribuir ao produto final.
Ao integrar diferentes visões, o produto pode atender muito melhor as necessidades do usuário e proporcionar uma experiência mais satisfatória, afirma o estudo da Universidade.
A relevância dos resultados foi reconhecida durante o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES) deste ano, que premiou um artigo fruto da pesquisa de mestrado do cientista da computação Eduardo Gouveia Pinheiro, desenvolvida no período de 2016 a 2017, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.
O artigo tem coautoria da professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação (DComp-So) da Universidade, que orientou a pesquisa de mestrado, além da professora Tatyana Uchôa Conte, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e da mestre pelo PPGCC-So Larissa Albano Lopes, que auxiliou nos experimentos e nas discussões.
O artigo “The contribution of non-technical stakeholders on the specification of UX requirements: an experimental study using the proto-persona technique” pode ser acessado neste link.
Leia a reportagem completa no site do Campus Sorocaba.